Faq's

Questões Gerais

É uma voluntária com experiência a cuidar de crianças que apoia famílias que precisam de assumir compromissos e que não têm com quem deixar os seus filhos, nem estão com a possibilidade de pagar a um serviço de babysitting tradicional.

A Super Babysitters surge da F2 Associação de Apoio Família-A-Família, fundada em 2014, por dois jovens empreendedores sociais, José Filipe Silva e Luís Fonseca, que se aperceberam do enorme problema que as famílias portuguesas estavam a enfrentar por não terem com quem deixar os seus filhos. Testaram diferentes soluções e chegaram à Super Babysitters como modelo final por ser um apoio local, adaptado às necessidades de cada família e poder ser facilmente replicado em diferentes localidades.

As Super Babysitters devem ser mulheres com mais de 18 anos com experiência a cuidar de crianças, mesmo que em contexto familiar. Após a sua inscrição é realizada uma sessão de treino, pedimos uma carta de recomendação e um certificado de registo criminal (esclarecimento no separador em baixo). Estando este processo concluído a família fará também uma entrevista pessoal e individual à babysitter.

Este é um serviço de babysitting solidário dirigido a famílias que, no momento, não têm condições para pagar um serviço de babysitting tradicional.

No entanto, caso a família precise de babysitting noutro horário poderá entrar em contacto com a Associação e faremos os possíveis para atender o pedido.

O contacto entre as duas partes é estabelecido, numa primeira fase, pela Associação. A família deve então entrar em contacto com a Super Babysitter para que seja combinado o primeiro encontro antes do início do babysitting. Após o início do babysitting as marcações são realizadas diretamente entre a família e a Super Babysitter.

Apoiamos crianças até aos 12 anos.

Caso as crianças tenham menos de 3 anos, uma Super Babysitter não deve cuidar de mais de 2 crianças por babysitting. Se as crianças tiverem mais de 3 anos, uma Super Babysitter deve cuidar no máximo de 3 crianças por babysitting. Nos babysittings com um número superior de crianças deverá estar presente uma segunda Super Babysitter.

Por norma o babysitting é realizado em casa da família, no entanto, outro local poderá ser acordado entre a família e a Super Babysitter (ex. parque ou percurso escola-casa).

O valor pago pelas famílias pelo acesso ao serviço reverte para a sustentabilidade da Associação, permitindo que exista uma infraestrutura que garante que este apoio continua a chegar a novas famílias.

Super Babysitters

Sim. Na Super Babysitters consideramos que é essencial ter experiência a lidar com crianças, no entanto, esta experiência será validada se tiver sido adquirida junto de crianças da sua família ou de amigos.

Depende de si. Pedimos que o compromisso assumido seja cumprido, no entanto, este pode basear-se tanto num apoio pontual como num apoio regular. Em média, as nossas Super Babysitters dedicam entre 1h a 2h por semana a apoiar uma família.

Sim, é possível fazer babysitting com outra Super Babysitter desde que a família esteja de acordo. Apenas numa situação excecional poderá estar acompanhada de uma pessoa que não seja voluntária da Associação, devendo estes casos passar sempre pelo consentimento da família e da Associação.

O registo criminal pode ser levantado numa loja de cidadão mas poderá também ser dada uma autorização para que seja a Associação a fazê-lo. A carta de recomendação poderá ser entregue por uma pessoa que a conheça a lidar com crianças. Todos os custos da documentação são assegurados pela Associação.

Até ao momento, as famílias apoiadas têm demonstrado uma preferência por mulheres. Sendo a confiança um fator-chave no babysitting a Super Babysitters, até ao momento, optou por aceitar apenas mulheres.

Não. O valor do transporte é assegurado para que a Super Babysitter não tenha qualquer custo com o voluntariado.

Podendo surgir diversos tipos de emergências o bom senso deverá ser a regra principal. No entanto, todas as Super Babysitters deverão sempre ter à mão os seguintes contactos:

Deverá contactar imediatamente a Associação para que possamos encontrar a melhor solução em conjunto.

Tornar-se Super Babysitter passa por assumir um compromisso importante para com as famílias que estamos a apoiar. No momento em que a Super Babysitter combina com a família o horário o babysitting, não deve haver lugar a falhas ou faltas. Caso, por motivos de força maior, a Super Babysitter não possa honrar o seu compromisso, a situação deve ser comunicada da seguinte forma:

  1. Caso faltem + de 48 horas para o babysitting - Telefonar diretamente à família e enviar um e-mail à Associação, para que se possa tentar encontrar um substituto.
  2. Caso faltem - de 48 horas para o babysitting - Telefonar diretamente à família e enviar um e-mail à Associação. Nestes casos, não deverá ser possível arranjar um substituto.

Super Famílias

Para confirmar que as nossas voluntárias são de confiança, asseguramos que passam por um processo de seleção que inclui:

Todas as babysitters são mulheres e têm mais de 18 anos. A maioria das nossas babysitters já apoiaram também outras famílias com quem poderá contactar, caso pretenda receber um outro testemunho. Reforçamos, no entanto, a importância de todas as famílias fazerem uma entrevista individual à babysitter para perceber se se enquadra dentro da sua expectativa.

Após o contacto ser estabelecido pela plataforma poderá comunicar com a sua Super Babysitter diretamente e da maneira que for mais conveniente para ambas as partes. A Associação dará um acompanhamento ao caso privilegiando, no entanto, o contacto direto entre babysitter e a família.

Pode. O horário divulgado é aquele em que, por norma, conseguimos dar melhor resposta. No entanto, sabemos que por vezes é difícil para as famílias encontrar soluções em outros horários pelo que bastará contactar-nos para que possamos corresponder ao seu pedido da melhor forma.

Deverá contactar imediatamente a Associação para que possamos encontrar a melhor solução em conjunto.

O pagamento é realizado na primeira semana do mês seguinte ao babysitting (ex. babysittings de Março serão pagos no início de Abril).

Geralmente é realizado por transferência bancária mas poderá também ser entregue na nossa sede. Não se esqueça de dar o seu NIF para que possa ligar a fatura ao IRS.

Questões de Uso

SuperBabysitters

Basta clicar em Registar ao entrar no site (ou Login se já tiver conta) e deixar os seus dados iniciais. Depois de entrar na plataforma bastará clicar no botão correspondente ao passo em falta (ex. recomendações).

Deve clicar “apagar conta” e criar um novo registo.

No separador “Famílias” poderá visualizar todas as famílias que estão a precisar de babysitters. Bastará clicar em “Apoiar esta família” e selecionar os horários pretendidos. A família irá receber a sua candidatura. Após aprovação, receberá um alerta a confirmar que a família aceitou a candidatura. A família receberá o seu contacto e, através da plataforma, do telefone ou do e-mail deverá contactá-la para combinar o primeiro encontro.

Caso a família não ligue a tempo deverá:

São Super Babysitters experientes que atuam como mentoras de novas voluntárias na sua primeira experiência de Super Babysitting.

A Super-Guia pode ser contactada sempre que surgir uma dúvida em relação ao primeiro encontro ou em relação ao babysitting em si. Exemplos de situações em que a Super-Guia é contactada:

Basta contactar a Associação [geral@superbabysitters.org | 932 399 686] e ser-lhe-á atribuída uma nova Super-Guia.

Será importante:

Deve abrir o perfil da família que está a ser apoiada e clicar em “Cancelar Babysitting”

Super Famílias

Basta clicar em Registar (ou Login se já tiver conta) e deixar os seus dados iniciais. Depois de entrar na plataforma bastará clicar no botão correspondente ao passo em falta (ex. sessão de treino).

Deve clicar “apagar conta” e criar um novo registo.

Na sua página inicial deve clicar em “Fazer novo pedido”. Após a submissão de todos os dados o pedido será submetido para aprovação e receberá um alerta quando for aprovado. Aí as Super Babysitters irão candidatar-se ao seu pedido. Receberá alertas sempre que tiver uma nova candidata. Aí bastará ir à sua página inicial e selecionar as Super Babysitters que pretende contactar para o primeiro encontro. Depois de clicar em “Aprovar” deve contactar a babysitter através de uma mensagem na plataforma, e-mail ou telemóvel e marcar o primeiro encontro.

No primeiro encontro será importante:

Deve primeiro tentar contactar através de todos os meios disponíveis (plataforma, e-mail e telemóvel). Caso não consiga poder.

Deverá selecionar a Super Babysitter cujo apoio pretende cancelar. O pedido desse horário ficará de novo disponível. Caso pretenda cancelar o apoio nesse horários deverá clicar em cancelar.

Se tiver alguma dúvida que não esteja aqui esclarecida não hesite em ligar-nos (932 399 686) ou enviar-nos um e-mail (geral@superbabysitters.org).